Eu tenho pele sensível. Posso usar um esfoliante?

Por ser extremamente fina, delicada e frágil, a pele sensível demanda cuidados específicos para se manter bela e saudável. A irritabilidade também é uma característica comum desse tipo de pele.

Por isso, a utilização de esfoliantes deve ser feita com cautela. Os dermatologistas não restringem esses produtos para quem possui peles sensíveis, no entanto, a esfoliação precisa ocorrer no máximo duas vezes por semana, com produtos que sejam suaves e com grânulos “aveludados” para não agredir os poros.

Importância do esfoliante

A esfoliação é fundamental para promover a remoção das células mortas que causam a obstrução dos poros.  Com isso, a pele consequentemente fica mais limpa e lisa, além de haver a estimulação da síntese de colágeno.

O mercado disponibiliza esfoliantes físicos e químicos. A primeira categoria utiliza partículas físicas (grânulos) para remover as impurezas através do atrito. Geralmente, essas partículas possuem propriedades especiais para tornar a limpeza ainda mais profunda e trazer benefícios à saúde da pele.

Já a segunda categoria utiliza propriedades químicas para “expulsar” a sujeira da pele e o excesso de oleosidade. Muitos deles possuem fórmulas suaves, sendo adequados para todos os tipos de pele, inclusive, as mais sensíveis.

Outros cuidados

A principal característica da pele sensível é a hiper-reatividade – ou seja, a facilidade para reagir negativamente a produtos e alterações no clima. Para manter o conforto da pele e evitar problemas alérgicos, a regra de ouro é respeitar a sua fragilidade.

No momento de esfoliar e limpar é essencial fazer movimentos delicados, para manter o equilíbrio da pele. Produtos que provocam a sensação de “repuxamento” devem ser evitados para manter a proteção natural da pele.

Também é importante reduzir o tempo de banhos quentes e suspender utilização de produtos com álcool, corantes e fragrância em suas formulações, em casos de alergia.  Se houver irritação ou vermelhidão é indicado procurar imediatamente um dermatologista.

O que você achou deste artigo?

  • Gostei 12
  • Aplausos 0
  • Amei 5
  • Genial 0
  • Hmm 0
  • Não Gostei 1
Veja mais