O que são notas olfativas e família olfativa?

Todo perfume é composto por notas olfativas que, de acordo com a sua volatilidade, evaporam e  são percebidas ou sentidas.  Estas notas são caracterizadas em um dos três tipos  de notas de perfumes abaixo, que juntos remetem à identidade do produto:

Notas de cabeça: por serem as notas mais leves, frescas e voláteis, são as primeiras notas que sentimos,  São resposaveis pelo impacto inicial do perfume e podem ser compostas por notas cítricas, frutais, verdes e marinhas. Notas de coração ou Notas de Corpo: Pode ser considerada como o corpo do perfume, os eu tema principal. São menos voláteis e mais encorpadas como flores e especiarias. São perceptíveis entre 1h a 2h após a aplicação.

Notas de fundo: O último acorde a ser percebido. São notas mais densas e substanciais como, por exemplo, as notas amadeiradas e resinosas. Mescladas às demais notas, dão a identidade final ao perfume. .

Saiba que em um perfume não existe fixador. São as notas de fundo que, por serem mais densas, permanecem por mais tempo sobre a pele e evaporam mais lentamente.

Um perfume é uma combinação de notas que resultam em determinado aroma. Os perfumes são classificados em famílias e subfamílias olfativas. Isto se deve à predominância de certas notas na composição do produto, o que os confere personalidade própria.

Algumas das principais famílias olfativas são:

  • Aromático: notas energizantes,  , naturais, dinâmicas

Os aromáticos são compostos principalmente por sálvia, alecrim, tomilho e lavanda, geralmente acompanhados por notas cítricas e apimentadas.

Esta familia é muito utilizada na perfumaria masculina.

  •  Floral: notas femininas, românticas, elegantes, delicadas.

A família olfativa mais popular, composta por jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados.São notas que transmitem romance, delicadeza e feminilidade.

  •  Floriental: notas , misteriosas, cativantes ,  sensuais

São uma combinação entre notas florais e um fundo oriental com um toque adocicado.

  • Oriental: notas sensuais, misteriosas, quentes, envolventes.

Uma combinação de notas frescas com notas mais quentes como baunilha, âmbar e madeiras.

  • Amadeirado: notas , refinadas, elegantes.

Familia composta por madeiras como cedro, sândalo, patchouli, que podem resultar em notas mais secas e menos adocicadas. Podem inlcuir toques de canela, terra ou tabaco.

  • Fougère: fragrâncias  estimulantes e marcantes.

Um acorde que inclui notas cítricas, lavanda e cumarina acompanhadas de notas amadeiradas e de almíscar.

Você gostou desse artigo?
[Total: 9    Média: 4.3/5]
Veja mais