O que significam os números que aparecem nas embalagens de tintura?

Quando a intenção é mudar a cor do cabelo, há diversas opções com distintas fórmulas e até mesmo texturas. Para acertar em cheio é preciso saber como combinar a cor natural dos fios versus o tom desejado. E o mais importante, é preciso entender o que indica a numeração que consta na embalagem , bem como o resultado informado no kit. Que tal aprender um pouco mais?

Você já reparou que nas embalagens de coloração as cores são identificadas por números? Esses são fundamentais para definir a tonalidade que se deseja obter, já que correspondem às cores de base/fundamentais.

Exemplo: Nuance 8 (louro claro)

Temos ainda nuances que acompanham reflexos. Exemplos: Nuance 8.3 (louro claro dourado), nuance 6.66 (louro escuro vermelho intenso) e nuance 9.1 (louro muito claro acinzentado).

Os reflexos determinam o resultado final que será obtido sobre a base de cor fundamental. Esses podem intensificar ou atenuar um resultado de cor.

Entendendo melhor

O número na embalagem indica a cor (nuance) final que você pode esperar, mas, é importante lembrar, que você precisa considerar a cor de base do seu cabelo também. Se você nunca coloriu, poderá identificar sua cor natural olhando direto na raiz. Saiba que tendemos a achar o nosso cabelo um tom mais escuro do que ele é na realidade.

Lembre-se: Coloração não tem o poder de clarear cabelos já coloridos

Seguem abaixo os números e as respectivas cores / nuances. Lembrando que isso se refere apenas à cor base da coloração (também chamada de altura do tom). Esses são os primeiros algarismos que vem na embalagem, antes do ponto:

  1. Preto
  2. Castanho escurríssimo
  3. Castanho escuro
  4. Castanho
  5. Castanho claro
  6. Louro escuro
  7. Louro
  8. Louro claro
  9. Louro muito claro
  10. Louro claríssimo

Após o primeiro número, pode vir (ou não) um segundo, que fica após o ponto (ou vírgula), esse corresponde às nuances/reflexos que são combinadas com a cor base e ficam mais vibrantes. Segue abaixo a listagem com esses números secundários, tendo como exemplo as colorações de nossas marcas:

  1. Cinza = Azul
  2. Irisado = Rosa/Violeta
  3. Dourado = Amarelo
  4. Acobreado = Amarelo alaranjado
  5. Acaju = Vermelho alaranjado
  6. Vermelho = Vermelho

Observação: Há ainda algumas cores que apresentam dois ou mais números após o ponto (ou vírgula).Exemplo: Nuance 7.31 (louro natural dourado acinzentado) – significa que a proposta de nuance final será um louro mate ou neutralizado.

O que você achou deste artigo?

  • Gostei 0
  • Aplausos 0
  • Amei 0
  • Genial 0
  • Hmm 0
  • Não Gostei 0
Veja mais