Qual a diferença e como agem os Desodorantes e Antitranspirantes?

O suor é naturalmente inodoro, ou seja: não possui cheiro. Ele é composto por 99% de água e 1% de outros elementos como sais e proteínas que não possuem odor. Na nossa pele existem bactérias que podem agir sobre algumas substâncias presentes no suor promovendo a sua decomposição e, consequentemente, levando ao odor desagradável associado à transpiração.

Os produtos Desodorantes, como o nome se refere, atuam combatendo o odor desagradável relacionado à transpiração. Normalmente, esta classe de produtos possui ativos com propriedades de agir sobre a população de bactérias presente na pele, causando a sua diminuição e levando à eliminação do odor desagradável. É importante ressaltar que este tipo de produto não atua sobre o volume da transpiração, ou seja não há diminuição do suor, apenas eliminação do mau odor.

Os produtos Antitranspirantes (ou Antiperspirantes) atuam no controle da sudorese e, portanto, controlam o volume do suor produzido na área em que o produto foi aplicado. Por diminuir a quantidade de suor, estes produtos também atuam, indiretamente, combatendo o mau odor. Desta maneira, os produtos com esta propriedade estão indicados para pessoas com excesso de transpiração e odor desagradável relacionado à transpiração.

Você gostou desse artigo?
[Total: 28    Média: 4.3/5]
Veja mais