Se eu utilizar uma base hidratante, devo, mesmo assim, aplicar um creme hidratante?

A utilização de bases hidratantes para maquiagem tornou-se comum desde o surgimento de cosméticos “multifuncionais”, capazes de aliar várias propriedades em uma única formulação.

Mesmo possuindo diversos ativos para hidratar a pele, essas bases não conseguem substituir um creme hidratante convencional, pois elas não possuem todas as especificidades que a pele necessita para se manter saudável e aveludada.

A radiação solar, as baixas temperaturas, a poeira e até mesmo o estresse contribuem para a queda do teor hídrico, deixando a pele vulnerável ao ressecamento e à descamação.

Por isso, o ideal é utilizar um creme facial antes de aplicar a base, maximizando os efeitos da hidratação e intensificando os complexos que oferecem vitalidade à pele, além de prevenirem rugas, linhas de expressão e perda de colágeno.

A importância do hidratante facial

Os hidratantes promovem a hidratação da pele e o resultado natural disso é uma melhoria na aparência da pele. Em formulações produzidas pelos melhores laboratórios, existem ativos que nutrem a pele e proporcionam sua regeneração, aumentando a elasticidade e restaurando o equilíbrio hídrico.

É importante observar, contudo, que cada tipo de pele apresenta características específicas, exigindo produtos condizentes com tais particularidades, para alcançar resultados positivos na hidratação.

Enquanto a pele normal possui poros fechados, sem tendência à acne, a pele oleosa já possui poros dilatados e produz sebo em excesso, principalmente nas regiões da testa e nariz (conhecidas como zona T).

A pele seca é aquela que possui poros fechados e ausência de brilho. Por fim, a pele mista apresenta poros dilatados no nariz e na testa, com formação de cravos nessa região, em alguns casos.

Forma de aplicação

Como mencionado, a hidratante facial deve ser aplicado antes da base.

A quantidade mínima é uma colher de chá, espalhada suavemente por toda a extensão da face, com exceção dos olhos, evitando aplicar o produto em excesso a fim de evitar uma sensação de desconforto e pele oleosa. Após a absorção, a base pode ser aplicada normalmente para dar sequência à maquiagem, conforme a preferência.

O que você achou deste artigo?

  • Gostei 0
  • Aplausos 0
  • Amei 0
  • Genial 0
  • Hmm 0
  • Não Gostei 0
Veja mais