Qual a origem da celulite?

Normalmente, o tecido adiposo tem uma função de depósito, a fim de fazer face aos nossos gastos energéticos. O processo de armazenagem e utilização das gorduras se equilibra dentro dos adipócitos, as células de gordura.
Mas, na mulher, em particular na parte inferior do corpo, sob a influência hormonal, a armazenagem se torna predominante e os adipócitos tendem a aumentar de volume.
Na mulher, os adipócitos são reagrupados nos lóbulos de gordura verticais, separados entre si por septos fibrosos. Esses septos ficam perpendiculares à superfície da pele e se deformam quando os adipócitos se expandem, criando na superfície uma deformação da pele (aspecto de matelassê, com reentrâncias e protuberâncias, característico da casca de laranja).
É o aumento dos adipócitos, associado à diminuição da circulação sanguínea local, que vai pouco a pouco modificar a estrutura dos tecidos, tornar mais lentas as trocas celulares e acumular toxinas. Na superfície, além do aspecto de casca de laranja que fica cada vez mais visível e que pode se tornar doloroso, a pele perde a mobilidade e a flexibilidade.

O que você achou deste artigo?

Veja mais
Mesmo que eu não use nenhuma maquiagem de dia devo usar um demaquilante à noite?

Engano de quem acha que o demaquilante deve ser utilizado apenas quando se faz o uso da maquiagem. Ele também remove os resíduos de poluição, células mortas...


Veja mais
O hidratante pode deixar manchas na roupa?

De um modo geral, não. Mas podemos tomar alguns cuidados como evitar passar hidratante a em excesso e aguardar a pele estar seca para vestir-se.


Veja mais
Como agem os hidratantes?

Os hidratantes agem na restauração e manutenção do filme hidrolipídico da pele, uma barreira protetora formada de água (suor) e óleo (sebo) que reveste toda a...


Veja mais
O que dá cor à nossa pele?

A cor da pele resulta da combinação da hemoglobina presente nos vasos capilares sanguíneos e, sobretudo, da melanina, responsável pela pigmentação dita “const...


Veja mais