Qual é o protetor solar ideal para o meu tipo de pele?

Seja qual for a estação do ano, o filtro solar deve ser utilizado diariamente para evitar danos irreversíveis à saúde da pele e prevenir o câncer. Esse é o conselho dos dermatologistas e para segui-lo à risca é importante saber qual a proteção ideal para cada tipo de pele, conforme sua tonalidade e características particulares.
Escolher um protetor inadequado pode contribuir para o aumento da oleosidade, surgimento de alergias, ressecamento e até mesmo quadros de acne. Por isso, é fundamental dar atenção especial aos rótulos dos filtros solares no momento da compra.
Escolhendo o FPS de acordo com o tom da pele
Pessoas com peles claríssimas precisam evitar longos períodos de exposição ao sol, por serem mais vulneráveis ao envelhecimento precoce e à incidência de melanoma. O FPS mínimo de proteção solar é 30, mas a maior parte dos dermatologistas recomendam produtos com FPS ainda maior.
Já as peles morenas são mais resistentes à radiação, porém, mais suscetíveis às manchas e melasmas. Por isso, são indicados os protetores com fator entre 20 e 30.
Devido à alta concentração de melanina, as peles morenas escuras, mulatas e negras já possuem proteção natural, mas também é recomendado utilizar filtros solares com FPS entre 15 e 20.
Lembre-se: é imprescindível uma consulta ao dermatologista, que é o profissional indicado para identificar a proteção solar adequada à necessidade da sua pele.
Para uso de protetores solares por crianças menores de 6 meses, recomendamos uma consulta prévia ao médico.
Escolhendo de acordo com as características
Não é somente o fator que deve ser analisado na hora da escolha. A composição e tipo de veículo – gel, creme ou spray – também merece atenção.
Isso porque, se a pele for muito oleosa ou com tendência a acne o ideal é buscar filtros solares específicos para o controle de oleosidade, capazes de deixar um toque “matificado” – sem brilho – e evitar a obstrução dos poros. Já as peles secas podem se beneficiar com filtros solares possuidores de ativos hidratantes e compostos antioxidantes, que previnem o surgimento de rugas.
O que você achou deste artigo?
Gostei
0
Aplausos
0
Amei
0
Genial
0
Hmm
0
Não Gostei
0
Veja mais
É possível ficar sob o sol com um creme diário que contenha FPS?

De acordo com referências dermatológicas, a função primordial dos cremes com FPS não é exatamente proteger, mas sim hidratar, tonificar ou realizar um tratame...


Veja mais
Onde posso aplicar o protetor solar?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o filtro deve ser aplicado em toda a área da pele que ficará submetida à radiação solar, seja qual for o...


Veja mais
O que é o índice de UV?

O índice de UV (Ultravioleta) é uma escala universal que indica o nível da radiação ultravioleta. e os possíveis riscos para a saúde envolvidos no sol do meio...


Veja mais
Mulheres grávidas devem evitar o sol?

Quando uma mulher está grávida ou passando por alterações hormonais (ex: durante a menopausa), sua pele fica mais sensível ao sol. Portanto, o melhor é proteg...


Veja mais